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Treino de corrida de rua em Florianópolis

Eu sou Rafael Paiva, personal trainer de corrida de rua em Florianópolis e região, e veja como são os meus treinos com cada pessoa:

Corrida em grupo na praia
Corrida em grupo na praia respeitando as características de cada participante

Princípio da Individualidade

Meu primeiro princípio de treinamento é o da personalização. Significa que as suas necessidades e habilidades pessoais são importantes e serão levadas em conta nos treinos, porque você responde de forma única ao exercício. Na prática, a sua corrida de rua será individualizada e adaptada ao seu perfil, tanto física como mentalmente (sou especialista em Psicologia do Esporte).

Eu vou precisar entender a sua motivação pelas corridas de rua antes de darmos o primeiro passo. Por exemplo, se for emagrecer, perder peso e manter a boa forma, os nossos treinos serão focados em queimar calorias e também poderão servir para fortalecer o corpo. Já se o propósito for diminuir a ansiedade e o estresse através da atividade física, as nossas corridas de rua serão feitas para promover a liberação de serotonina e endorfina em grande escala e por mais tempo.

Acredito seriamente que a sua continuidade nos treinos dependerá de uma corrida de rua adequada ao seu desejo e às suas condições de realizar o exercício. Eu levo muito à sério a individualidade de cada pessoa e por isso me esforço para cultivar uma relação baseada na empatia com cada um. Afinal, você só responderá bem ao meu treinamento se eu considerar o que lhe motivou a me procurar. Por isso mesmo, os nossos treinos serão focados nessa motivação, conforme vou explicar em seguida.

Princípio da Especificidade

Meu segundo princípio é o foco. Significa que nós vamos definir um objetivo com as corridas de rua (com base no que lhe motivou a me procurar) e os treinos serão feitos considerando isso. Em outras palavras, o exercício físico será específico (focado) para alcançar o que você deseja.

Suponha que seu interesse seja emagrecer. Nesse caso nós correremos juntos distâncias mais longas - num ritmo mais moderado - para prolongar a queima calórica por mais tempo e você realmente perder peso. Mas, o seu propósito também poderia ser fortalecer o corpo e deixá-lo mais definido, então, os nossos treinos serão específicos para você fazer uma musculação dinâmica enquanto corre ao ar livre.

Eu levo muito à sério a concentração para atingir um objetivo. Particularmente, acredito que, tudo aquilo que focalizamos, acontece. Por isso os nossos treinos de corrida de rua servirão para alcançar alguma coisa (mesmo que seja simplesmente sentir um bem-estar maior na vida). Eu garanto que você conseguirá tudo o que deseja se avançar um passo de cada vez rumo a sua meta, e vou explicar à seguir como faremos isso juntos.

Princípio da Sobrecarga Progressiva

Meu terceiro princípio é a melhoria contínua. Representa a evolução, devagar e sempre. Significa que os nossos treinos de corrida de rua irão melhorar você progressivamente, de forma que o seu desejo será realizado de forma saudável e garantida (isso traz mais resultado do que tentar conseguir tudo de uma vez e acabar desistindo da atividade física pela diminuição do interesse em treinar, sem contar os riscos de se lesionar ou os efeitos colaterais de acelerar as coisas).

Para perder peso, faremos corridas que começarão leves e serão intervaladas com caminhadas no início. Gradativamente aumentaremos o tempo da corrida, porque a necessidade de andar vai diminuir, e com isso evoluiremos na distância que você conseguirá correr sem parar, porque o exercício ficará mais fácil com o tempo. A cada encontro, a sua quantidade de gordura corporal reduzirá de maneira natural - e visível - como efeito do exercício e você também sentirá o seu condicionamento físico melhorar pouco a pouco.

Eu acredito que mais importante que fazer muito é fazer sempre. Em outras palavras, é a constância - e não algo esporádico e exagerado - que vai nos ajudar a conseguir o que você deseja através da atividade física. Como especialista em Psicologia do Esporte, maratonista e personal trainer em Florianópolis, pode contar comigo para lhe ajudar na melhoria contínua de vida. E, com certeza, para isso dar certo, precisarei ter muita empatia contigo para entender como você se sente a cada treino.

Princípio dos limites pessoais

Meu quarto princípio é o respeito a sua capacidade física para fazer os exercícios. Haverá situações - ou dias - em que você sentirá dificuldade para realizar as atividades, simplesmente porque terá chegado no seu limite, e eu serei paciente contigo. Mas isso não significa que eu lhe deixarei na "zona de conforto" sempre.

Vamos supor que além de emagrecer você também queira fortalecer o corpo. Nós faremos treinos juntos que envolverão uma musculação dinâmica e nem sempre os exercícios serão fáceis de primeira, além de que num determinado dia você poderá sentir mais cansaço que em outro. Eu precisarei enxergar tanto a sua capacidade de realizar esses movimentos como o seu estado físico, emocional e de ânimo naquele momento.

Meu trabalho de personal trainer contigo será um misto de lhe estimular a dar o seu melhor e mostrar a maneira mais interessante de se exercitar através das corridas de rua. Com certeza eu vou lhe puxar para fora da sua "zona de conforto" ao longo do tempo, mas também terei a sensibilidade para entender por que você se sente de determinada forma num certo dia. Seja como for, nós vamos superar esses limites juntos! E você perceberá como os efeitos do nosso esforço já aparecerão mais cedo do que você imagina.

Princípio do rendimento decrescente

O meu quinto princípio prevê que a sua nítida percepção de melhoria acontecerá logo nos primeiros momentos dos nossos treinos. Isso significa que você já deverá enxergar uma evolução significativa agora no começo da sua atividade física. Tal ideia faz sentido, porque se você estiver sedentário atualmente, então obviamente sentirá um avanço significativo no seu corpo e estado emocional nas primeiras semanas simplesmente por não estar mais parado, pois qualquer exercício já produzirá um grande efeito ao lhe tirar da inércia - imagine então algo dinâmico e estimulante como a corrida de rua.

Por exemplo, os nossos treinos durarão em média uma hora. Durante esse tempo, vamos queimar muitas calorias e produzir uma cacheira de suor capaz de emagrecer todo o corpo da cabeça aos pés. Agora projete isso três vezes por semana, para alguém que não se exercita muito hoje: a pessoa vai secar e fortalecer mesmo, com efeitos visíveis após as primeiras corridas de rua.

Esse efeito positivo e visível já no começo poderá ser registrado em fotos. Eu também vou querer passar em farmácias contigo para lhe pesar regularmente entre os treinos. Mas, a principal forma de acompanhar o seu progresso inicial de maneira saudável será através das nossas conversas sobre a sua percepção de melhoria, em relação a como você estará se sentindo - até pela minha especialidade em Psicologia do Esporte. Infelizmente, haverá contratempos que lhe farão faltar algumas vezes, porém nós também daremos um jeito nisso para não atrapalhar o seu progresso.

Princípio dos contratempos crescentes

Meu sexto princípio lida com os seus compromissos que interferirão nos nossos treinos. Representa a flexibilidade que o treinamento contará para se adequar a sua rotina e imprevistos, de forma que você consiga se exercitar apesar das adversidades. Em outras palavras, eu farei de tudo para que você mantenha a sua corrida de rua mesmo que algum acontecimento no seu trabalho ou vida pessoal lhe impeça de treinar no momento certo - e tenho certeza que isso vai acontecer à medida em que avançarmos no programa.

Se nós tivermos combinado de treinar todas as terças e sextas às sete da manhã, e você tiver um imprevisto num desses dias, tentaremos chegar na melhor forma de repor o seu treino. Por exemplo, num outro dia após o seu trabalho, ou num fim de semana. O seu único compromisso será manter a quantidade de atividade física da semana, pois o restante eu darei um jeito.

O seu treinamento terá dia e horário fixo. Mas isso não significa uma rigidez nas nossas agendas, e também não implica em treinarmos cada vez num momento diferente. Eu serei flexível para lhe atender, mas você precisará se esforçar para contornarmos juntos as eventualidades que acontecerem na vida.

Início de pista de corrida
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