Super Passos - Conteúdo exclusivo e passo-a-passo sobre Vida Social
 

Não me Faça Pensar!
Segredos para quem escreve Blogs

 





Quem é mais fofoqueiro?

Homens
Mulheres
O que importa é a pessoa, não o sexo

Nome:  

Email: 




Quem não gosta de um mexerico?

Quais os assuntos preferidos em
cada sexo?




O que uma mulher bem-sucedida na carreira valoriza num relacionamento?

O que uma mulher bem-sucedida valoriza num relacionamento?




3 passos para diminuir as chances de rejeição numa paquera

Abordagem inicial numa paquera [+]




Não deixe a conversa esfriar e morrer!

Não deixe a conversa esfriar e morrer! [+]




Flerte entre colegas de trabalho

Flerte entre colegas
de trabalho
[+]



3 passos para evitar levar um fora

3 passos para evitar "levar um fora" [+]



Você sentiu alguma dúvida?Converse agora mesmo com o autor Rafael Zampieri!


(Zooming Tecnologia), por Alexandre Shima

  1. Este é o primeiro artigo de uma série sobre usabilidade na Web, baseada no livro “Não me faça pensar!“, do autor Steve Krug.

  2. O termo usabilidade é empregado neste contexto como uma medida sobre quão fácil é a utilização de um site.

  3. As técnicas de análise da usabilidade de um site empregadas pelo autor são resultado de anos de muito estudo e prática no trabalho de otimização de sites, para que estes se tornem mais fáceis de usar e com isso mais eficientes.

  4. Ao longo desta série de artigos vamos comentar estas técnicas.


Não me faça pensar!
Primeira lei sobre usabilidade


A primeira e mais importante constatação sobre usabilidade é que as pessoas não gostam de pensar.

Parece óbvio que uma página deve ser de fácil compreensão, mas geralmente o que é fácil para quem compreende bem um assunto não é tão fácil assim para quem sabe muito pouco sobre ele, e isto acaba levando a páginas mais complicadas do que deveriam ser.

  • Uma página que não faz as pessoas pensarem gera frases com afirmações, como:

    • “este é o link que eu vou clicar”

    • “aqui está o produto que eu procuro”

    • “estas são as ofertas do dia”.


  • Uma página que faz as pessoas pensarem leva a frases com perguntas, como:

    • “será que posso clicar aqui?”

    • “onde está aquele produto?”

    • “porquê isto tem este nome estranho?”


Coisas que fazem as pessoas pensarem ao visitar suas páginas


Textos e imagens considerados grandes “sacadas” de design nem sempre são as melhores opções, pois fogem do óbvio, do comum a que todos estão acostumados.

Isso faz com que as pessoas tenham que pensar ao vê-los.


Por exemplo:

  • um botão com um formato em 3D praticamente convida o usuário a clicá-lo.

  • Já um botão achatado ou com um formato irregular fora do padrão, nem sempre tem este efeito, e algumas vezes pode até nem ser notado.


  • Uma caixa de procura com muitas opções é outra fonte de confusão.

  • É muito mais fácil simplesmente digitar um termo de procura e obter um resultado (como fazemos no Google), do que digitar uma palavra e então ter que selecionar em que categoria desejamos fazer a procura (por exemplo, procurar um livro tendo que dizer se é pelo título, pelo autor, etc).


Nem sempre o óbvio é possível


Muitas vezes criar elementos óbvios não é possível.

Talvez você tenha realmente inventado algo muito interessante e útil, mas que não é tão conhecido ainda.

Neste caso você deve pelo menos tornar sua página o mais auto-explicativa possível, de modo que uma pessoa não familiarizada com ela possa aprender facilmente como utilizá-la.

Até o próximo artigo!


Descubra outros segredos:





Home
Sua Dúvida
Participe!
Passeios
Aspirador
de Clientes

Oportunidades Imobiliárias



Não me
Faça Pensar!

Segredos para quem escreve Blogs

Marketing Pessoal
Qual o valor que você dá a si próprio?

Problemas
de Visão

Qual esporte é
um remédio?

Imobiliárias
e Corretores

como escolher uma consultoria eficaz?

Mercado de Trabalho
sistema de cotas para homens?

$$ Viagem $$
Segredos para viajar e gastar pouco!

Dia das Mães
Que tal fazer algo diferente de "sair para almoçar"?

Paulista e Oscar Freire:
imóvel p/ estadias de negócios em SP!

Mexericos
Quais os assuntos preferidos em
cada sexo?

Armadilhas
da Mente

que fazem você desperdiçar seu dinheiro

Degustação
de Vinhos

em 7 vinícolas e de olhos vendados!

Mulheres otimistas
14% menos doenças em relação às pessimistas

Alto-padrão
Brasil é vice-líder em investimentos imobiliários

Campos do Jordão
circuito das
piscinas naturais

Vinhos
degustação com olhos vendados
só para leigos!

Relax Mental aproveite este domingo!
Mulheres
bem-sucedidas
o que elas mais valorizam num relacionamento?

Secretárias:
qual o seu diferencial profissional?

"Radicais-livres": principais causas
As aparências que enganam, no trabalho
Abordagem inicial numa paquera
Quais as vantagens em viajar sozinho numa excursão?
 
Súper Passos: passo-a-passo - © 2009 - Todos os Direitos Reservados