Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Por que a atividade física se torna mais fácil somente com o tempo?

Explico porque um treinamento esportivo pode parecer difícil no começo, mas fica mais acessível apenas com a prática

Por Rafael Paiva

Não se intimide com uma dificuldade inicial na atividade física. Nunca abandone um treino por considerá-lo difícil. A tendência é ele ficar mais fácil a cada nova repetição. O normal é se tornar acessível com o tempo. Isso porque repetir um exercício é mais fácil do que começar algo novo - princípio da facilidade de manutenção - e levo isso em conta no meu treinamento esportivo. O desafio consiste em vencer essa resistência inicial.

Suponha que você deseja reduzir o estresse. A ansiedade lhe agita o dia todo. Você já tentou várias formas de controlar a tensão. Experimentou diversas alternativas para diminuir a sua agitação. Ou o método funcionava apenas durante um tempo, ou você abandonava a estratégia logo no começo.

Vamos imaginar que agora tenha vontade de praticar uma atividade física com mais frequência para canalizar essa energia nervosa. Você poderá se matricular numa academia de ginástica, exercitar-se ao ar livre ou me procurar para fazermos isso juntos de maneira organizada. Independente da sua escolha, existirão desafios no começo, porque muitas coisas serão novas para você.

Por exemplo, o treinamento mental que utilizo antes da atividade física, por ser especialista em psicologia do esporte, já desafiará a sua concentração. O aquecimento inicial com exercícios de respiração controlada para equilibrar as emoções será um desafio para os seus pensamentos acelerados. Depois, o alongamento após as corridas de rua onde mantemos o olhar fixo num ponto específico servirá como um teste para a sua tendência de pensar em várias coisas ao mesmo tempo.

A questão é que tudo isso fica mais fácil com a prática. Esses exercícios se tornam bastante simples com o tempo. No começo podem ser difíceis, mas ficam menos complexos a cada nova repetição. Se você continuar no treinamento esportivo e persistir na atividade física com seriedade, a dificuldade se tornará cada vez menor - e o estresse e a ansiedade diminuirão na mesma proporção. Esse é o princípio da facilidade de manutenção, onde repetir é sempre mais fácil que começar. Você começa a se adaptar aos exercícios à medida em que os pratica - efeito crônico da fisiologia do exercício. Basta vencer o desafio inicial que logo tudo se torna simples.