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Corridas de rua passo a passo

⇒ Por que é melhor fazer a atividade física em dias consecutivos?

Explico porquê é mais fácil realizar o treinamento esportivo em dias seguidos do que alternados

Por Rafael Paiva

Você pode fazer uma atividade física em dias alternados para espalhá-la ao longo da semana. Por exemplo, às segundas, quartas e sextas como forma de manter a ansiedade controlada a semana inteira através da ginástica. Mas, esse intervalo entre os treinos cria uma falsa sensação de que você descansou e está pronto para a sessão seguinte. Na verdade, às vezes deve se sentir pesado e com dificuldade a cada início de exercício, não é mesmo? Vou explicar a razão disso acontecer e porquê considero o treinamento esportivo em dias consecutivos mais fácil que em dias alternados.

Vamos supor que você deseja emagrecer. Matricula-se numa academia de ginástica para malhar três vezes por semana. Ou então, simplesmente calça um tênis e começa a caminhar ao ar livre na sua cidade. Essa frequência de atividade física é relativamente tranquila para encaixar numa rotina, pois dá para se exercitar pela manhã cedo ou no fim do dia após o trabalho durante apenas uma hora.

Uma sequência básica de exercícios seria: aquecimento, caminhada mais rápida ou corrida de rua e fortalecimento muscular, terminando com um alongamento. Tem dias que você chega com animação para esses treinos. Há outros que se arrasta sem energia e sem disposição para a ginástica. Por que isso acontece?

Existem vários fatores que justificam isso. Do ponto de vista da fisiologia do esporte, você treina hoje (segunda-feira) e seu corpo sentirá os efeitos mais desgastantes do exercício como dor e cansaço dois dias depois (quarta-feira). E não no dia seguinte (terça-feira). Daí, se a próxima sessão acontecer nesse momento (4ª feira), seu novo treino ocorrerá justamente no período em que seu organismo estará menos potente para a atividade física - e a ginástica será realizada sem grande empenho, levando mais tempo para você emagrecer ou sentir os efeitos terapêuticos da corrida de rua.

Eu prefiro um programa de treinamento em dias consecutivos. Por exemplo, às segundas e terças, e às sextas e sábados, começando a semana seguinte três dias depois. É bem mais fácil treinar assim, a disposição é maior para os treinos porque a dor muscular e a falta de energia para treinar, quando existem, geralmente são mais agudas no segundo dia após uma atividade física intensa que no dia seguinte. Por isso costumo fazer uma nova sessão de qualidade antes de sentir os efeitos do treino anterior. Faça o teste e comprove!