Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Qual o biotipo ideal para as corridas de rua?

Mostro se há um tipo físico mais indicado para o esporte e porquê todo mundo pode praticar as corridas de rua com satisfação

Por Rafael Paiva

Existe um perfil de corpo ideal para as corridas de rua? Ou qualquer um pode obter êxito nesse esporte? Eu acredito que todo mundo consegue um físico adequado através do treinamento prolongado. Independente de como você esteja hoje, é possível chegar lá.

Vamos imaginar que o peso atual de uma pessoa seja 100Kg. E que a altura dela é de 1,65m. Apenas com esses dados, já dá para perceber que está bem acima do peso. Provavelmente leva uma vida sedentária, sofre de estresse e se alimenta muito mal.

Suponha que resolva mudar essa situação. Decide emagrecer, melhorar a qualidade de vida e entrar em forma. Uma opção é se matricular numa academia de ginástica para realizar a atividade física. Outra é simplesmente calçar um tênis e caminhar com regularidade pela manhã cedo ou depois do trabalho pela cidade. Também existe a possibilidade de me procurar como personal trainer para eu atuar como orientador e motivador pessoal na prática esportiva.

Pergunto: 1) Essa pessoa de 100Kg tem um biotipo indicado para as corridas de rua? 2) Com esse peso, conseguiria treinar e participar de uma prova de 5 Km com sucesso? A minha resposta é: depende do objetivo pessoal dela. Se a intenção for perder peso, diminuir a ansiedade e sentir um relaxamento mental, entendo que tenha um corpo indicado para correr e se divertir em eventos esportivos da modalidade.

Talvez você tenha imaginado como biotipo ideal alguém magro e até esquelético. Mas, nem todo mundo pratica as corridas de rua para virar o novo campeão do mundo. Não considero que o único corpo compatível para um corredor de rua seja necessariamente o franzino. Você pode ser obeso e aproveitar mais as corridas que alguém em forma. Tudo depende do seu objetivo com o esporte e da recompensa física e mental que deseja obter nessa atividade física.

Claro, se o propósito for superar os quenianos e vencer a próxima maratona, realmente precisará treinar para emagrecer muito e ganhar velocidade. Mas, se a ideia for obter mais qualidade de vida e ainda se divertir, saiba que até mesmo pessoas com deficiência motora ou que sofreram um AVC são indicadas para correr. Imagine então alguém com gordura na barriga!