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Corridas de rua passo a passo

⇒ Como evoluir na corrida de rua sempre

Mostro como conseguir uma melhoria contínua nas corridas através do Princípio da Sobrecarga Progressiva

Por Rafael Paiva

Todo mundo deseja melhorar o seu desempenho esportivo. Correr mais rápido, completar uma maratona e ficar mais resistente. Existem algumas formas saudáveis de conseguir isso, e nesta dica vou comentar sobre o Princípio da Sobrecarga Progressiva.

Trata-se de algo bastante simples e que você poderá começar a adotar no seu próximo treino. Não tem contraindicação, muito pelo contrário! Essa dica lhe ajudará a fortalecer o corpo - e a mente - de maneira gradual na corrida, evitando assim lesões ou um cansaço excessivo que poderiam ser provocados pelo aumento muito rápido de exercício.

O Princípio da Sobrecarga Progressiva é análogo à uma escada: consiste em subir os treinos um degrau de cada vez. Sem pressa, sem pular etapas. Devagar e sempre!

Como aplicar o Princípio da Sobrecarga Progressiva nos treinos

Na prática, trata-se de elevar alguma variável da corrida de tempos em tempos. Por exemplo, a velocidade por quilômetro, a distância percorrida ou a quantidade de treinos por semana. O segredo para a evolução é pensar no longo prazo, em avanços periódicos no esporte.

Já quem pensa no curto prazo, age por impulso e se machuca. Geralmente passa do ponto no treino, tenta pular etapas e apressa a evolução na corrida. Consegue apenas uma lesão, um estresse físico e emocional, que na prática diminui o rendimento e compromete a capacidade de se exercitar em virtude do sobretreinamento ou overtraining.

Portanto, a melhoria de desempenho na corrida segue a mesma lógica de uma escada. Não existe um elevador que nos leve mais rapidamente ao topo e que seja saudável. Tudo o que você precisa fazer é aumentar seu treino acima do nível a que estiver acostumado, quando ele já estiver fácil.