Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Praticar somente a corrida ou variá-la com outros esportes?

Comento nesta dica se é melhor alternar o esporte ou se concentrar apenas na corrida de rua

Por Rafael Paiva

Tudo aquilo que nos concentramos, evolui com o tempo. Não tem segredo, quando dedicamos tempo e energia numa atividade, ela se desenvolve e também fica mais fácil gradativamente. Essa facilidade para realizar algo nada mais é que um reflexo natural do nosso foco: as coisas só expandem na medida em que empregamos um esforço bem direcionado nelas.

Esse princípio do foco também é válido nas corridas de rua. A melhoria numa atividade física e a tranquilidade para realizá-la são resultado do esforço específico num determinado esporte. Quanto mais você fizer um tipo de exercício, mais fácil ele ficará com o tempo.

Já quem perde o foco, torna-se mais ou menos numa porção de coisas. São aquelas pessoas que treinam várias modalidades esportivas, abandonam a maioria delas pelo caminho ("começam e param") e, naturalmente, nunca conseguem evoluir em nada. Atiram para todos os lados!

É claro que, para manter o foco, é necessário interesse. O exercício físico precisa ser motivador para você, ou então, será realizado como uma tortura e irá abandoná-lo na primeira desculpa. Penso que a corrida de rua só é positiva para o corpo quando também for benéfica para a mente - ainda bem que existem várias alternativas de treino e, uma delas, deverá lhe proporcionar mais prazer.

Mas, antes do foco, vem o objetivo. Vamos imaginar que o seu desejo seja emagrecer, perder peso e entrar em forma com saúde. Seu treino deverá ser específico para isso: uma corrida leve, num ritmo tranquilo para ganhar condicionamento físico, mas que também seja uma corrida um pouco mais longa e lhe faça suar a camisa durante esse tempo.

Tudo é uma questão de definir o seu objetivo e transpirar para alcançá-lo. Por exemplo, a sua meta poderia ser fortalecer as pernas, glúteos e braços, deixá-los mais firmes e definidos. Também é possível conseguir isso através das corridas de rua, com um treino leve em ladeiras e segurando garrafinhas de água de 500ml em cada mão como se fossem halteres - basta um pouco de criatividade e ousadia para adaptar o exercício ao propósito e manter o foco nele.

A verdade é que, se você mantiver o enfoque em algo específico, é uma questão de tempo para alcançar o seu propósito - não tem mistério. Costumo fazer uma analogia com o foco numa câmera fotográfica: quanto mais aproximamos o zoom, mais específica fica a imagem e melhor conseguimos alcançar alguma coisa direito. No fim, o sucesso é basicamente uma consequência disso, é o resultado da concentração de esforços em algo específico!