Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Como praticar as corridas de rua mais vezes?

Mostro como é possível realizar esse esporte em diferentes situações para correr mais vezes

Por Rafael Paiva

Onde você faz as corridas de rua? Geralmente se exercita nos mesmos locais e horários? Gostaria de correr mais vezes? É possível encontrar outras ocasiões para praticar o esporte de maneira diferente. Dá para realizar em vários outros momentos quando conciliamos uma atividade com a corrida. Basta um pouco de criatividade para enxergar as oportunidades. Veja algumas situações onde eu encaixo um treino no meio de algum programa.

Minha tática é buscar novas oportunidades para uma boa corrida de rua. Ou então, criá-las. Sempre procuro estabelecer situações para correr mais vezes e de maneira diferente. A minha ideia é aproveitar a chance de fazer uma atividade física onde tradicionalmente não seria realizada. Raramente não dá para encaixá-la. Toda circunstância permite uma corrida, mas nem sempre isso é tão óbvio e evidente para a maioria das pessoas.

Por exemplo, viajar é uma boa chance para correr em outra paisagem. O turismo é uma oportunidade para realizar a corrida de rua num lugar diferente. Costumo me perguntar: onde eu poderia correr no próximo feriado? Daí procuro um destino para praticar o esporte, e naturalmente passeio por toda a região. As corridas me estimulam a viajar.

Além disso, também busco provas de corrida em destinos que ainda não conheço. Ou em lugares que gostaria de retornar novamente. Hoje existem eventos de corrida de rua em todas as capitais brasileiras e em muitas cidades do interior que são uma delícia. Países vizinhos ao Brasil como a Argentina realizam corridas o ano inteiro e dá para chegar rapidamente. Um questionamento que sempre me faço é: onde haverá uma corrida interessante e que seja possível ficar apenas dois ou três dias viajando? Então, busco esses eventos para correr num lugar diferente.

Outra oportunidade para fazer uma boa corrida de rua é quando retorno de algum compromisso. Vou de ônibus ou metrô e aproveito o trajeto de volta correndo. Muitas atividades permitem um traje mais informal e esportivo, adequado para correr em seguida. Se a situação for favorável para um tênis, roupa de ginástica mais elegante ou levar uma mochila para me trocar depois, faço um treino no retorno para casa, pois não há problema em chegar suado. Geralmente chego mais rápido que de carro ou transporte público.

As chances para fazer uma corrida de rua proveitosa existem em todo lugar. Há a oportunidade de se exercitar sempre. Porém, muitas vezes, elas estão ocultas ou disfarçadas em outras atividades cotidianas. Ficam despercebidas por conta do hábito em agir sempre da mesma forma em determinadas situações. Mas, basta um pouquinho de criatividade e bom senso para conciliar as coisas e encontrar uma forma de aproveitar as corridas mais vezes. Concorda?