Super Passos - Conteúdo exclusivo e passo-a-passo sobre Vida Social
 

O Que É Marketing Pessoal?

 
 




















Dúvidas?

Fale com o autor
Rafael Zampieri

Qual Sanduíche Abaixo Você Escolheria?

Sanduíche Real

Sanduíche Cardápio


Você já percebeu que muitos profissionais capacitados e com ótima formação acadêmica conseguem vôos mais baixos do que gente de menor competência? E que muitos homens e mulheres pouco atraentes são mais paquerados do que pessoas realmente bonitas? No contexto familiar também não é diferente. Reflita se na sua família existe algum membro que consegue reunir todo mundo mais tranquilamente do que alguém sempre presente. O que esses indivíduos bem sucedidos têm em comum?

Como eles conseguem um resultado superior, apesar das vantagens das outras pessoas? Observe como essa diferença fica visível numa sala de aula. Lembre-se de algum professor com grandes conhecimentos e que não conseguia prender a atenção dos alunos. Ao mesmo tempo, você tinha um outro docente com menos experiência e que motivava os estudantes na matéria? Julio Cesar, imperador romano, conhecia o segredo desses resultados favoráveis: "à mulher de Cesar não basta ser honesta; ela também deve parecer honesta".

Isso é o mesmo que dizer que uma jóia preciosa mal apresentada provoca um impacto inferior a uma simples lembrancinha de viagem bem embalada. Presentes valiosos, em embalagens ruins, são desvalorizados. Presentes simples, quando bem apresentados, ganham mais valor. Qual sanduíche acima deve estar mais gostoso? Serei direto: não adianta "ser bom" e "parecer ruim". O mundo precisa de pessoas boas e que contagiem os outros pelo seu exemplo.

Também Escolheria O Segundo Sanduíche?

E como sintonizar uma boa aceitação ao valor pessoal? De que forma é possível fazer os outros perceberem todas as nossas qualidades, em vez de acharem o contrário? Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias que têm como objetivo melhorar a própria imagem e, consequentemente, a avaliação das outras pessoas sobre o indivíduo. A questão é: como obter uma opinião superior sem antes melhorar os fatores que levam à ela? Uma coisa depende da outra!

"Ai de quem fala a um pedaço de madeira: 'Acorde!' E à pedra muda: 'Desperte!' Pode o ídolo ensinar? Veja! Está coberto de ouro e prata, mas dentro dele não há nenhum sopro de vida. De que serve um ídolo, para que um artista se dê ao trabalho de fazê-lo? De que serve uma imagem, um mestre de mentiras, para que o artista nela confie e continue fabricando ídolos mudos?", questiona Habacuc 2, 18-19.

Os 4 Pilares Do Marketing Pessoal

  1. Credibilidade: de que forma a sua postura colabora para os outros acreditarem - ou não - em você?

  2. Envolvimento: o que você faz para diminuir o distanciamento de alguém e conseguir um contato mais pessoal?

  3. Lógica: como sustenta o crédito depositado sobre você e a proximidade já obtida?

  4. Ética: por que você é alguém digno de confiança e de que forma sua honestidade (na prática) confirma isso?

A credibilidade num contexto social é obtida através da maneira de se vestir e de se comportar. Qual a primeira impressão sobre você - e de que forma ela confirma ou contradiz o seu real valor? Trata-se, portanto, de aspectos não-verbais.

O envolvimento junto à outra pessoa será conseguido através dela acreditar em você e do estado de espírito de cada um. A distância adequada num contato é uma sintonia fina entre seus desejos e a receptividade da outra pessoa. Calcule a aproximação ideal num contato!

Após ter construído uma boa imagem e conseguido maior aproximação com alguém, chegou o momento de você comprovar que realmente mereceu o que já obteve. É hora de agir com objetividade e consistência, sustentando a visão gerada sobre si mesmo. Como manter e confirmar o crédito e a receptividade conquistados?

E o que lhe torna digno de confiança? Sem confiar, as pessoas irão querer distância! Basta refletir se você gostaria de conviver com alguém sob suspeita ou cuja desconfiança não permitisse manter uma relação minimamente segura e garantida.

Resumindo:

Marketing Pessoal = Ser + Parecer

E qual fator enfraquece essa equação? O que é capaz de subtrair suas forças e parte do seu potencial? Os medos se parecem ao freio de mão puxado indevidamente num carro em movimento. Alguma vez já se esqueceu de destravá-lo ao sair da garagem? Num automóvel, ele reduz o seu desempenho e exige maior esforço do motor para alcançar uma determinada velocidade: ao mesmo tempo em que o motorista acelera o carro, o freio de mão segura o deslocamento veículo.

Numa pessoa, os medos impedem a realização de todas as iniciativas que possibilitariam o indivíduo ser bem sucedido. Os receios travam os movimentos, pela simples apreensão com os piores riscos de uma situação. Como é possível exercer um bom marketing pessoal sentindo um tremendo desassossego? E quais as reais chances de algo tão terrível ocorrer?

William Shakespeare responde: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."

Então...

Marketing Pessoal = (Ser + Parecer) - Medos

Uma última pergunta: quem lhe parece
mais proativo e dinâmico?

Homem Obeso

Fauja Singh

Sua primeira impressão deve ter influenciado na resposta. A imagem pessoal transmitida por cada um deles certamente contribuiu para a sua escolha. E uma observação: o segundo homem tem mais de 100 anos, participa de corridas de rua e maratonas ao redor do mundo. E você, o que faz na sua idade?


Home
Dúvidas
Treinamentos
Passo a Passo




Marketing Pessoal

O Que É, Na Prática?

Intimidade
Num Contato

Como Calcular
Sua Liberdade?

Contato Visual

Treine Sua Coragem!

Paciência
No Trabalho

Veja 3 Alternativas!

Sua Carreira

Você É Um Exemplo?

Produtividade

Você Garante
Seu Currículo?

Otimista
Ou Sonhador

Quem É Você?

Sorte Na Carreira

Como Atraí-la?

Pula-Pula

Vive Trocando
De Emprego?

Potencial Máximo

Qual O Seu Limite?

Eu Focalizo

Eu Alcanço!

Ignorância

O Que É Mais Caro?

Equação
Da Riqueza

Basta Aplicá-la!

Zona De Conforto

Calcule Agora!

Demita Seus Pensamentos

Auditoria Mental Já!

Concentração

Mantém o Foco?

Foco Na
Carreira

É Concentrado?

Resultados
Da Carreira

Sente-Se Feliz?

Autonomia
De Trabalho

Flexibilidade
É Disciplina!

Evolução Profissional

Como Abrir
As Portas?

AmôrMetro

Meça Seu Nível De
Amor No Trabalho

Excitação
Ou Inibição

O Que Leva Ao Seu Estado Emocional?

Medo De Rejeição

Duas Perguntas
Encorajadoras

Imposto
p/ a Saúde

10 Fatores De Risco

Perseverança Profissional

Você É Constante?

Preocupação c/ o Fracasso

Retraimento Para Continuar Tentando?

 
 
Super Passos - Qual a direção dos seus passos HOJE?
(Capa) (Fale Conosco) (Treinamentos Passo a Passo) (Política de Privacidade)