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Corridas de rua passo a passo

⇒ Por que o cansaço de hoje pode ser um sinal positivo de melhoria nas corridas de rua amanhã

Mostro por que a fadiga moderada ou uma respiração ofegante também significam um princípio de evolução no condicionamento físico

Por Rafael Paiva

A falta de fôlego durante uma corrida e o cansaço após o exercício podem ser positivos. Se você estiver treinando regularmente e sentir essas reações por conta da atividade, saiba que elas também sinalizam uma evolução no esporte - e não necessariamente representam um problema - se forem moderadas. Nesta dica, vou justificar por que uma fadiga leve é um bom sinal de que você está melhorando o seu condicionamento físico, apesar de parecer o contrário.

A corrida de rua é um esporte de ação e reação. Isso porque você submete o seu corpo à uma carga de atividade física (ação) que, com o tempo, torna-se fácil (reação). Então, tudo o que precisa fazer é persistir nessa intensidade e quilometragem de treino (ação), pois o seu organismo leva um tempo para se adaptar ao nível da corrida até ela ficar confortável (reação).

Num primeiro momento você sente uma reação aguda pela corrida de rua. Ela pode surgir durante ou após o treino. Aparece na forma de um coração acelerado, respiração ofegante ou cansaço muscular que, se forem moderados, são positivos.

Num segundo momento, essas reações desconfortáveis se transformam em efeitos benéficos no condicionamento físico. Isso porque, de tanto exercitar as pernas, a respiração e o coração durante a corrida (ação), eles se tornam mais fortes (reação). É simples e prático: a dificuldade inicial se transforma numa facilidade em seguida, quando você mantém o ritmo e não desiste.

O seu esforço nos treinos promove alterações por todo o corpo. Antes havia mais gordura sob a pele, alguns quilos extras, uma respiração ofegante e você cansava rapidamente. Depois haverá um corpo em forma, mais magro, um coração forte e uma resistência crescente.

Aquelas sensações desconfortáveis apenas significavam: "Ei, você está em movimento e melhorando!" Elas representam o seu esforço em ir mais longe e mais rápido. À partir de agora você irá encará-las como um sinal positivo da sua evolução nos treinos.

No fim, tudo aquilo que fizer, voltará de alguma forma para você. Essa verdade fica muito evidente nas corridas de rua, quando o esforço de hoje se transforma na performance de amanhã. A desconforto passa, mas os benefícios ficam!