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Corridas de rua passo a passo

⇒ Você faltou ao treino de corrida hoje?

Veja o que acontece quando você não leva os treinos de corrida de rua tão à sério como antes

Por Rafael Paiva

Tudo aquilo que não se preserva, perde-se. Muitas vezes fazemos um grande esforço para conquistar algo e, depois que conseguimos, dedicamos menos energia, tempo e entusiasmo para conservar essa conquista, até que chega uma hora que perdemos tudo o que alcançamos pela falta de manter a dedicação aplicada antes. A verdade é que continuar é tão importante quanto começar.

Na atividade física é a mesma coisa. Suamos a camisa para perder peso, entrar em forma e conseguir um corpo mais magro - as corridas de rua são muito eficientes para emagrecer com saúde. Se você parar de se exercitar ou levar os treinos menos à sério depois que perder alguns quilos, recuperará tudo o que perdeu antes.

Vamos imaginar que você se esforçou para conseguir correr 10Km. Levou algum tempo até chegar nesse nível e melhorar o seu desempenho nas corridas de rua, pois lhe exigiu muita vontade, persistência e uma dose de ousadia nos treinos. Suponha que surja um compromisso ou alguma atividade na sua rotina que lhe faça se exercitar menos: em pouco tempo não conseguirá mais correr essa distância de primeira, e se quiser voltar a correr os 10Km, terá que conquistar tudo de novo.

Na prática, "quanto mais longo o período de treinamento mais longo será o período de destreino", segundo Zatsiorsky. Em outras palavras, "toda aquisição que se ganha lentamente e em um tempo prolongado mantém-se com mais facilidade e perde-se com mais lentidão do que as aquisições conseguidas rapidamente e em um tempo curto", resume Barbanti.

É o princípio da reversibilidade no treinamento esportivo e não dá para escapar dele, independente se leva muito ou pouco tempo para se perder o que se conquistou. O segredo é manter o ritmo, administrar a rotina e driblar os obstáculos que surgirem entre você e seus treinos, pois as condições nem sempre serão as ideais e podemos fazer as coisas acontecerem mesmo assim. A boa notícia é que manter o que você já conseguiu fisicamente é mais fácil do que foi para obter isso pela primeira vez, pois já se venceu esse desafio antes.

Persistir nos treinos pode ser algo bastante divertido para a mente e compensador para o corpo. Existem várias alternativas de praticar as corridas de rua e diversos formatos de treinamento para você continuar a sua atividade física com motivação. Pense que cada dia de exercício reserva um momento para cuidar de si mesmo e se amar.

No fim, a verdade é que manter o ritmo é tão importante quanto iniciar algo. Se você levar os treinos menos à sério, perderá todo o condicionamento físico que conquistou. Na vida é assim: muita gente começa, mas somente cruza a linha de chegada quem continua em frente!