Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ 2 ingredientes básicos para uma corrida de rua satisfatória

Veja os dois elementos que considero fundamentais para o treinamento esportivo ser bem sucedido

Por Rafael Paiva

O que é essencial num treinamento esportivo? Se eu tivesse que escolher apenas duas coisas, o que nunca poderia faltar nos meus treinos? Considero apenas dois elementos indispensáveis numa corrida de rua. Tornei-me maratonista utilizando basicamente esses ingredientes simples. Eles são óbvios e básicos, e por isso mesmo acredito neles.

O primeiro ingrediente que sempre faz parte dos meus treinos é a motivação. Ela é a base do meu treinamento esportivo. Considero a disposição interna e o desejo de realizar algo a verdadeira energia para as corridas de rua. Acredito que o próprio treino deve despertar a vontade de se exercitar. E não apenas o objetivo final com a atividade física (por exemplo, emagrecer), pois passamos mais tempo treinando do que alcançando metas. Então, o processo deve ser gostoso e prazeroso.

O segundo ingrediente básico do meu treinamento esportivo é a técnica. Trata-se da habilidade para realizar o exercício físico com qualidade. Isso porque não basta estar motivado e se exercitar de qualquer jeito. As corridas de rua ficam até chatas com o tempo se não tiverem uma tática, pois se tornam mais difíceis. Prefiro adicionar um pouco de estratégia (sem exagero) para realizar a atividade física com mais eficiência, porque ela se torna mais interessante pela facilidade nos treinos.

Vejo que a motivação pessoal aproveitada com habilidade técnica propicia um treino bem sucedido. A minha forma de treinar para as maratonas é me estimular continuamente e também avaliar a minha habilidade sempre. Considero a junção desses dois ingredientes algo essencial em qualquer atividade física. E, a falta de um deles, o motivo da frustração e do abandono, uma vez que o exercício físico se torna complicado ou não faz sentido pela ausência da motivação ou da estratégia.

Portanto, acredito que o segredo para se dar bem nas corridas de rua é combinar um fortalecimento interno e externo. A motivação pessoal na medida certa propicia um treino com ânimo e mais vigor. E a habilidade para a prática esportiva, que pode ser adquirida através do treinamento consistente, estimula a satisfação pessoal por provocar uma evolução mais nítida. Eu prefiro uma atividade que harmonize a minha força mental e física. E você?