Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ O que é o Princípio da Especificidade e como aproveitá-lo no treinamento esportivo

Explico porquê uma atividade física deve seguir o Princípio da Especificidade para atingir os efeitos desejados

Por Rafael Paiva

O Princípio da Especificidade no treinamento esportivo diz que os efeitos da atividade física são específicos para o que foi trabalhado. Vão se beneficiar de um treino somente os sistemas fisiológicos e os aspectos mentais que forem exercitados durante a sessão. A melhoria está diretamente relacionada ao tipo de atividade e também ao volume e a intensidade praticados. Uma forma de aproveitar esse princípio é se questionar: o que deve ser exercitado e em qual quantidade para atingir os efeitos desejados?

Vamos imaginar a pessoa "A". Hoje tem um corpo mal definido. Está magra, mas também está flácida. Ela precisa melhorar a força e a potência muscular. Por isso, gostaria de começar uma atividade física para entrar em forma.

Agora veja o caso da pessoa "B". Hoje pratica as corridas de rua. Num ritmo leve e numa frequência moderada. Ela gostaria de correr distâncias maiores. Seu sonho é participar de uma maratona. Está disposta a iniciar um treinamento esportivo para realizar esse desejo.

Pergunto: seria adequado um programa para halterofilistas ("ficar fortão") à essa pessoa que deseja correr a maratona? Ou um treino aeróbico de corrida de rua intensa para suar a camisa com quem pretende ser mais musculoso? Se fizermos isso, os efeitos da atividade física serão diferentes dos almejados. As consequências não seriam adequadas porque as causas provocariam um resultado diferente do desejado - o treinamento esportivo é um sistema de causa e efeito.

De maneira geral, o Princípio da Especificidade diz que se você deseja ficar mais forte deve fazer musculação. Já para completar os 42,195 KM da maratona deve correr bastante para melhorar a resistência aeróbica. E não realizar outra coisa. Os efeitos da atividade física ocorrem somente no que for exercitado. Daí a importância do treinamento esportivo ser específico para o que deve ser trabalhado e melhorado. Portanto, a maneira ideal de aproveitar esse princípio é manter o foco. E não atirar para todos os lados. Concorda?