Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Princípio da individualidade no treinamento esportivo

Explico o que é o princípio da individualidade e por que ele deve ser considerado numa atividade física como as corridas de rua

Por Rafael Paiva

Por que algumas pessoas respondem bem a um tipo de treino e outras se adaptam melhor a outra forma de exercício? Parece óbvio que os indivíduos são diferentes e isso reflete no desempenho durante a atividade física. É fundamental respeitar essa diversidade para conseguir um bom resultado e o condicionamento físico desejado, por isso foi especificado um princípio geral do treinamento sobre a individualidade na prática esportiva, que deve ser considerado nas corridas de rua.

O Princípio da Individualidade diz que as necessidades são diferentes entre as pessoas. Enquanto uns precisam emagrecer, outros desejam uma recompensa psicológica com a atividade física (relaxamento mental, sensação de prazer), e há quem busca uma interação social ao ar livre. Os interesses são distintos na procura pelas corridas de rua - e isso precisa ser considerado.

Esse fundamento também lembra que as habilidades não são iguais entre os participantes. Tem gente que possui mais resistência mental, e existe quem tenha mais força física para se exercitar. A capacidade de correr varia entre as pessoas e deve ser levada em conta na atividade física.

Uma evidência clara dessa individualidade está na variação fisiológica. O metabolismo é distinto, assim como a respiração e a resposta hormonal são diferentes durante o exercício. Um organismo não é idêntico ao outro, apesar de existirem semelhanças.

Kenney, Wilmore e Costill, no livro de Fisiologia do Esporte e do Exercício, comentam que essas diferenças são uma boa justificativa para alguns indivíduos progredirem num tipo de treino e outros não melhorarem quando tentam praticar o mesmo estilo. Os autores lembram que enquanto determinadas pessoas respondem bem, outras não se adaptam à uma atividade física ou simplesmente rejeitam a forma de praticá-la. É necessário considerar as características individuais para realmente evoluir nas corridas de rua.

Como maratonista e personal trainer para o condicionamento físico, considero o respeito à individualidade uma condição para o sucesso em qualquer programa de exercícios. Tem gente que prefere treinar em silêncio, enquanto há pessoas que precisam conversar ou ouvir música para fazerem um exercício até o fim, e tudo isso deve ser respeitado. Não adiantaria, por exemplo, eu insistir num treino noturno com alguém que sente disposição somente pela manhã cedo.

Todo treinamento deve considerar as particularidades de quem faz a atividade física. O Princípio da Individualidade mostra que, para o exercício ser estimulante e favorecer a continuidade capaz de gerar um resultado, ele deve ser adequado à quem o pratica, senão a pessoa desiste. Quanto mais personalizada for a corrida de rua, melhor.