Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Como respirar durante a corrida de rua

Mostro como pode ser a respiração numa corrida e como mantê-la durante o trajeto

Por Rafael Paiva

Vou compartilhar neste artigo a maneira de respirar que eu considero ideal durante as corridas de rua. Testei diferentes formas de respiração nos treinos desde que comecei a correr em 2000, mas somente uma se mostrou eficiente para mim até agora. Contarei outros aspectos relacionados a isso, que me ajudam a respirar melhor por toda a corrida e aumentam o meu desempenho nesse esporte que é tipicamente aeróbico.

Eu respiro pela boca. Utilizo o nariz de maneira secundária durante a corrida. A inspiração de oxigênio e a expiração de gás carbônico é bem maior pela boca que pelo nariz - e a corrida de rua é um esporte basicamente aeróbico, o que torna a troca gasosa algo essencial.

Procuro fazer uma respiração curta e superficial. Rápida e contando até três, na entrada e na saída de ar. A troca gasosa deve ser eficiente e ligeira durante a corrida, e não prolongada e lenta como num exercício de meditação.

Uso a barriga e não o tórax ("peito") para respirar. Procuro sentir o meu abdôme inflando na captação de ar e depois esvaziando para mandá-lo embora. Além de aumentar a oxigenação durante o exercício, também me ajuda a tirar o pensamento do cansaço ou do calor e direcioná-lo à uma parte do corpo essencial para a corrida de rua.

Tento manter um ritmo respiratório na maior parte do trajeto. Não é fácil e às vezes me pego respirando errado, quando me distraio e meu desempenho cai. Mas, as minhas corridas são melhores quando mantenho um ciclo de respiração constante por mais tempo.

Você deve prestar atenção à sua forma de respirar durante os treinos. Muitas vezes, um desempenho ruim numa corrida é resultado da respiração ineficiente, pois esse é um esporte que demanda muito ar nos pulmões e oxigênio nos músculos. Experimente essas minhas dicas e comente se elas deram certo, mas respeito se você pensa diferente (prefere a respiração pelo nariz, por exemplo) e lhe encorajo a encontrar a sua própria forma de realizar isso.