Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Como aumentar a participação na atividade física em 30%?

Explico o que promove a frequência nos treinos e a vontade de continuar a ginástica

Por Rafael Paiva

O que faz alguém atingir o melhor desempenho na ginástica? Por que algumas pessoas evoluem no treinamento esportivo e outras nunca se desenvolvem, independente da situação, do local ou da modalidade? Existe um motivo fundamental para o abandono dos treinos!

Eu acredito que não seja preciso muita coisa para alcançar a satisfação na atividade física. Percebo que o aspecto essencial, capaz de realmente propiciar a participação e a continuidade nos treinos, é a motivação. Ela é um requisito para atingir qualquer objetivo com alegria. Senão, até uma corrida de rua num lugar bonito vira uma tortura e acaba abandonada. Concorda?

Imagine alguém sem muita habilidade para correr. Suponha que essa pessoa seja sedentária há bastante tempo. Ela está gorda, ansiosa e estressada. Sua vida sexual é péssima. Não se sente bem fisicamente e muito menos emocionalmente.

Daí resolve mudar essa situação e entrar em forma. Procura uma academia de ginástica para malhar. Acaba conhecendo uma porção de gente interessante na mesma situação que ela ou que já foi assim antes. Os problemas são parecidos. Todos correm no mesmo horário na esteira ergométrica. Há afinidades. Isso é um estímulo para se exercitarem juntos.

Uma alternativa à academia de ginástica é procurar um personal trainer e se exercitar ao ar livre, para ser estimulada de maneira personalizada e num ambiente externo para a atividade física. Muita gente prefere emagrecer num parque, numa praia ou simplesmente caminhando e correndo na rua.

O incentivo das pessoas na ginástica é empolgante. As conversas, a socialização e até algumas paqueras estimulam a frequência na academia. Os professores tornam as aulas mais interessantes. Um personal trainer, por correr junto, interage durante o treino e os quilômetros vão sendo cumpridos sem perceber. Enquanto isso, as calorias são jogadas fora na roupa que fica enxarcada de suor.

O que está por trás dessa satisfação no treinamento esportivo? Por que a atividade física é melhor cumprida dessa maneira, com uma participação mais positiva tanto na academia de ginástica como na corrida de rua?

A diferença está no estímulo de um professor e no incentivo das outras pessoas. Esse motivador funciona como um combustível para o exercício. Isso faz toda a diferença. Por exemplo, garante no mínimo uma participação 30% superior e a aderência ao treinamento esportivo, porque há uma vontade de treinar.

Somente uma insatisfação com o corpo é insuficiente para fazer alguém começar e manter a ginástica. Uma evidência é que muita gente continua parada, apesar de estar fora de forma, pela falta de motivação para malhar.

A motivação é uma faísca que acende a participação na ginástica e mantém o corpo em movimento. Ela é o combustível para o esporte. Sem um estímulo de qualidade, as melhores técnicas ou uma academia sofisticada não resolvem quase nada. Concorda?