Super Passos

Corridas de rua passo a passo

⇒ Qual o melhor treino de corrida: velocidade ou distância?

Explico se é melhor elevar o ritmo ou a quilometragem para se atingir um objetivo com a atividade física

Por Rafael Paiva

Cada corredor tem uma aptidão específica. Há quem goste de treinar a velocidade e ultrapassa todo mundo, mas também existem os que preferem correr longas distâncias num ritmo leve e não sentem prazer em estilo diferente de exercício. Nesta dica, vou justificar por que você deve fazer o que gosta durante o treino e analisar se dessa maneira realmente alcançará o objetivo pretendido com as corridas de rua.

Existem várias maneiras de atingir um mesmo objetivo. Por exemplo, é possível emagrecer e ganhar um corpo em forma através da corrida num ritmo acelerado para queimar muitas calorias numa curta sessão de treino, mas também dá para perder diversos quilos numa velocidade mais lenta se a duração da corrida for maior. Sem perder o foco, sempre há mais de uma alternativa para se chegar lá.

A diferença de como se atingirá o objetivo dependerá das características de cada um. Mentalmente, existem pessoas mais resistentes a períodos prolongados de treino: correm longas distâncias, participam de maratonas e aproveitam o trajeto inclusive para meditar na vida. Mas, também há aquelas com uma paciência limitada para suportar apenas alguns quilômetros e, muitas vezes, precisam de uma música para animar os treinos.

Ninguém está certo ou errado, e nem uma forma de treinar é melhor ou pior que a outra, apenas, existe uma individualidade biológica para as corridas de rua. Por exemplo, tem gente com uma proporção maior de fibras musculares do tipo lenta e, naturalmente, sentirá mais conforto em correr devagar. Já a aptidão de quem possui mais fibras rápidas tenderá a ser da corrida em velocidade alta.

O ponto é analisar o que você deseja com as corridas de rua e como atingirá isso através desse esporte. A minha sugestão é você definir UM único objetivo de cada vez e manter o foco nele, para somente depois pensar em outras metas. Por exemplo: diminuir a ansiedade e relaxar a mente - é consenso que as corridas promovem isso.

Por fim, analise de maneira geral como gostaria de treinar para conseguir isso. Não adianta você querer emagrecer e treinar tiros de velocidade para secar mais rapidamente se a sua aptidão natural for realizar algo mais tranquilo enquanto conversa com seu personal trainer. Pense nessa analogia: já aprendemos com o Neston que existem mil maneiras para se conseguir qualquer coisa na vida - e na atividade física é igual!