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Qualificação de clientes: como fazer em Super Passos

Qualificar os clientes é verificar se eles realmente são potenciais compradores e identificar uma demanda específica em cada um deles

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Esta dica lhe ajudará a fazer uma qualificação de clientes. Vou responder dúvidas como:

  1. O que é uma qualificação de clientes na prática?
  2. Como fazer uma qualificação de clientes eficiente?

Qualificar um cliente é verificar se ele tem potencial para comprar de você. E, se tiver, trata-se de identificar uma demanda inicial nele para saber o que você ofertará em seguida. A verdade é que nem todo mundo compatível com o seu público-alvo também será um cliente em potencial.

Isso porque você ainda precisará verificar se cada pessoa ou empresa levantada durante a prospecção de clientes realmente necessita do seu produto. Ela deseja o que você vende? Em alguns casos, analise se vale à pena voltar a contatar alguém no futuro.

Já aqueles que você realmente considerar como potenciais clientes devem ser associados à alguma demanda específica. Descubra uma necessidade evidente para cada cliente que validar, pois você precisa definir o que oferecerá a ele em seguida.

A qualificação de clientes é uma espécie de peneira da listagem original criada na etapa da prospecção. Os Super Passos são: 1) mantenha ou retire cada um levantado anteriormente e 2) atribua uma demanda específica aos que permanecerem. A ideia é filtrar a relação inicial, deixando uma listagem de clientes mais qualificada.

Moral da História

Quantidade não é qualidade -

Teste de Vendas

O que é qualificar os clientes?

É decidir sobre o risco de crédito para cada cliente.

É atribuir um valor específico à cada cliente, em função do poder aquisitivo.

É verificar se realmente são clientes com potencial de compra e saber o que ofertarei em seguida.



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